
Acho que é uma das decisões mais difíceis para os pais, encontrar um lugar que brinde uma boa educação, valores , sem menosprezar o conteúdo já que estamos num mundo globalizado e o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, também analizar as distancias já que quanto mais perto da casa, melhor... Todos os pais terminam passando por esta angustia, falo por mim mesma que decidi deixar o que se considerava ¨melhor, perto de casa a se transladar a 20 km de distancia! Para começar desista de buscar a ¨melhor¨escola, não existe!!! "O que existe são escolas que priorizam o conteúdo e escolas que privilegiam as atividades que estimulam a curiosidade, o gosto pelo saber, a cidadania e o pensamento autônomo", diz a psicopedagoga Glaura Fernandes.Mas todas têm de cumprir o currículo mínimo determinado pelas políticas educacionais do país.
A pergunta que os pais devem fazer é: Como eu gostaria que o meu filho fosse educado?
A tendência atual da escola, segundo o professor da Faculdade de Educação da USP Julio Groppa Aquino, é preparar o aluno para a vida, e não para o mercado de trabalho. Ele adverte que escolas muito preocupadas com o conteúdo acabam estressando a criança com excesso de informação e tarefas só para que o pai sinta que o filho está pronto para o mercado de trabalho.
"Isso não faz sentido. O aprendizado tem de ser lento, não é preciso ter pressa. É melhor que a criança saiba pouco, mas bem, do que saiba muito, mas mal", diz Aquino.
Seja qual for a opção de escola, preste muita atenção à reação de seu filho, ele é um termômetro valioso. Se estiver feliz e interessado em aprender, é um sinal de que a escolha foi boa. Se estiver desanimado e com rendimento escolar baixo, converse com os professores e orientadores pedagógicos dele.
Durante o processo de escolha da escola, é aconselhável que os pais promovam um amplo questionamento a respeito dos métodos da instituição, após tomada a decisão, eles devem delegar. É um erro bastante comum atravessar o ano letivo discutindo com a escola os procedimentos dos professores no dia-a-dia. Feita a matrícula, dê o necessário voto de confiança.
E sempre lembre que a escola é parte importante da formação dos nossos filhos, mais quem educa de verdade são os pais.
Fonte: Folha On Line
Cuidado com os colégios nas zonas nobres de Buenos Aires, são puro marketing e não querem pessoas pensantes ou pais que questionem alguma coisa, são poucos os que te escutam, te ajudam na árdua tarefa de educar, por sorte estamos hoje numa escola assim, mais aqueles que quiserem, posso dar uma lista de escolas onde seus filhos são somente dinheiro que ingressa e pais que se preocupam são pais problemáticos!!! Cuidado, não compre a escola pelo marketing, investigue muito antes de ingressar porque você pode ter uma grande decepção e seu filho pode estar sofrendo nas mãos de pessoas não capacitadas.
Eles vendem de tudo para você, como se a escola fosse a melhor do mundo, sem nenhuma humildade, mas no fundo é puro envase! E a educação pública, assim como no Brasil, veio abaixo. Muitas opções não há, por isso, vejam quem são as pessoas que dirigem a instituição, se são seres humanos ou Deuses!!!
Por Danielle Giani
Jornalista vivendo em Buenos Aires há 17 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário