sexta-feira, 22 de agosto de 2008

No Brasil cresce o número de mulheres empreendedoras


As diferenças entre o Homem e a Mulher sempre estiveram em discussão, se os homens foram os grandes heróis da era industrial, as mulheres possuem um grande destaque na ¨Era dos Serviços¨, já que um dos seus grandes talentos é a facilidade de comunicação com os seus clientes. No Brasil dados do GEM ( Global Entrepreneurship Monitor ) , estudos do Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio as pequenas e micro empresas ) e do IBQP ( Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade ) mostram que pela primeira vez 52,4% dos novos negócios estão sob o controle de mãos femininas.
O resultado da pesquisa demonstra a maior participação das mulheres na população empreendedora do país e mostra uma mudança histórica já que os homens sempre lideraram este mercado.
Mas essa mudança é por necessidade ou será uma questão de oportunidade?
Os motivos que levam as mulheres ao mundo do empreendedor esta baseado nas necessidades financeiras, segundo a pesquisa 37% das mulheres investem num negocio para aproveitar uma necessidade do mercado enquanto que as 63% restantes estão de olho é no sustento.
Segundo pesquisadores a necessidade de gerar um novo negocio nasce nas mulheres devido a flexibilidade para poder conciliar atividades domésticas com o cuidado do negócio, é sem dúvida uma forma de complementar a renda familiar.
Outros motivos apontados são: a discriminação salarial do mercado de trabalho; o fato das mulheres estudarem mais (segundo GEM Brasil 2007,60% tem 11 anos ou mais de estudo que os homens) e características tipicamente femininas como: intuição.
A principal meta da mulher empreendedora é atingir um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal utilizando diferentes estratégias para lidar com as demandas dos negócios e da familia.
Sem dúvida o que antes era considerado uma fragilidade do mundo feminino hoje significa no mundo do entrepreneur uma vantagem fundamental para ter um negocio de sucesso!

Nenhum comentário: