
Uma fabulosa, incrível e linda cidade setecentista encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Ouro Preto é mais que uma cidade histórica, ela provoca sensações, viagem ao tempo, a cidade possui uma energia que paira no ar, uma romaria de vivos , figuras históricas e/ou anônimas se confundem aos contemporâneos. ¨Ouro Preto está acima do bem e do mal. Quem não pensa assim não aproveita bem a cidade. é extremamente humana, por isso mesmo corajosa e cruel. A crueldade está escrita nas paredes entumescidas pela queima de óleo de baleia das antigas minas de ouro. Os escravos eram forçados a entrar em pequenas aberturas e lá ficavam praticamente o dia inteiro, respirando a fumaça das tochas, o suor exausto e o sufocante exalar de urina e fezes. Já a coragem repousa resplandecente no Panteão da Liberdade, onde descansam os restos daqueles que um dia sonharam a independência de Minas Gerais e também, e por que não, do Brasil.¨ Para conhecer bem a cidade temos que pensar em uma época sem leis, onde os interesses deram origem a primeira sociedade com características modernas. Decretada Monumento Nacional em 1933 e em 1980 a UNESCO a declarou Patrimonio Cultural da Humanidade. O Ouro mineiro começou a chegar a Portugal no final do século XVII, a origem de Vila Rica está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo padre Joao de Faria Fialho e pelo coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de1698. A vila foi fundada em 1711 pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de conselho, com a designação de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.
Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
Apesar da economia da cidade depender muito do turismo, há também importantes industriais metalúrgicas e de mineração: ALCAN (Alumínio do Brasil) e a Vale do Rio Doce, entre outras....
Se for ao Brasil lembre-se que não se vive só de praias, existem muitos lugares como Ouro Preto onde se respira cultura e religião, vale a pena dar uma conferida!!!
Fonte: http://www.ouropreto.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário