quarta-feira, 19 de julho de 2023

Como é possivel que exista discriminação no Mundo tão globalizado.

O que significa Discriminar.... segundo várias fontes encontrei essa que me parece bastante intreressante e abarca o tema . 

Discriminação é “qualquer distinção, exclusão ou restrição de preferência, que se baseia em qualquer fundamento como a cultura, a origem étnica, a nacionalidade, a orientação sexual, a religião, a deficiência física ou outras características que não são relevantes para o assunto em questão.

Lamentávelmente estamos em 2023 e não pode ser que esse tipo de acontecimentos ainda aconteçam... e não é somente no Brasil, é no Mundo todo. A origem da mesma é em base ao preconceito. As pessoas preconceituosa tem opiniões infundadas, estruturadas em ideias pré-concebidas e fruto da ignorância.Já quando falamos de discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregração inferiorizando um indíviduo ou um grupo de indíviduos.

O racismo continua com muita força em alguns países, mas como combater isso?

Acredito que tudo está em base na educação que recebemos em casa. Se o ambiente familiar é tóxico no sentido de alimentar o preconceito, então, fica mais dificil lutar.

Partamos da ideia de que os seres humanos são todos iguais e que devemos nos respeitar e que a diversidade é uma grande aliada do mundo globalizado.Hoje, que as fronteiras são imigratórias, deveriamos ser mais humanos, mais empaticos. 

Nos últimos tempos, assistimos a mudanças sociais significativas. Durante a pandemia, verificou-se um recrudescimento do racismo em muitas partes do mundo, mas também a emergência de grandes movimentos da sociedade civil que procuram sensibilizar as pessoas e apelam a uma ação a nível mundial. Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, a União Europeia emitiu a seguinte declaração: «Numa Europa abalada pela agressão contra a Ucrânia e a sua população, a UE reitera o seu firme compromisso de agir contra todas as violações dos direitos humanos e de combater o racismo e a discriminação em todo o mundo».

Com o objetivo de obter uma compreensão mais abrangente do problema dentro da própria UE e de adotar uma abordagem mais eficaz para eliminar o racismo, a UE colabora com os Estados-Membros neste domínio. Fora da UE, procura trabalhar com os países terceiros para tratar desta questão. O tema do racismo é abordado nos diálogos sobre os direitos humanos com outros países, nomeadamente no respeitante às medidas a tomar para combater o racismo, procurando-se estreitar a colaboração.

Estados Unidos também deverão trabalhar mais a fundo nesta questão. Menciono este país , ´primeiro porque é um país que tenho muito carinho e admiração, mas quando vejo os documentarios e observo o racismo implementado em alguns Estados, fico muito triste.

Quando viajei para lá, observei que havia muita rispidez de alguns simplesmente por ser latina e branca. Por mais que eu fosse amável, algumas mulheres norte americanas me tratavam com um pouco de desdem...depois de assistir tantos filmes e documentarios pude compreender a origem destes sentimentos tão negativos. 

Todos sabemos que existe discriminação e racismo... e que isso não faz de ninguém mais importante que o seu semelhante. Portanto, fica aqui a ideia, pense muito nas piadas, brincadeiras de mau gosto... estejam antenados. Todos somos humanos e temos os mesmos direitos, de viver num mundo melhor e sermos felizes.
Então pratiquemos todos os dias, cada dia... sejam amáveis mesmo que o outro te trate mal, plantemos a semente do amor, porque só o amor constrói e a união faz a força!





Nenhum comentário: