
Hoje vamos falar de um grande nome, Jorge Amado. Nascido na cidade de Itabuna, no sul do estado da Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Era Filho do coronel João Amado de Faria e de Eulalia Leal Amado, passou toda a infância na Bahia, e desde pequeno demonstrava o talento para a escrita.
Em 1929 começa a trabalhar em:¨O Jornal,¨onde publica com o pseudônimo de Y.Karl. Em 1930, se muda ao Rio de Janeiro para estudar, conhece nomes importantes da nossa literatura como Vinicius de Moraes.
Em 1931 ingressa a faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), em 1933 se casa com Matilde Garcia Rosa.
Em 1935 nasce sua filha Eulália Dalila Amado(falecida em 1949), também neste mesmo ano se forma em Direito. Escreve em "A Manhã", jornal da Aliança Nacional Libertadora, pelo qual cobre a viagem do presidente Getúlio Vargas ao Uruguai e à Argentina. "Cacau" é publicado pela Editorial Claridad, de Buenos Aires. Neste mesmo ano "Cacau" e "Suor" seriam lançados em Moscou. Conclui o curso de Direito. Lança "Jubiabá" pela José Olympio Editora.
Se divorciou e em 1945 se casa com a escritora Zélia Gatai, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte pelo Partido Comunista Brasileiro, com o cancelamento, em janeiro de 1948, do registro do Partido Comunista, o mandato de Jorge Amado é cassado. Parte para Paris.
Por motivos políticos, em 1950, o governo francês expulsa Jorge Amado e sua família do país. A família passa a residir em Dobris, Tchecoslováquia, no castelo da União dos Escritores. Realiza viagens políticas pela Europa Central e União Soviética. Escreve "O mundo da paz", livro sobre os países socialistas.
Em 1955 regressa ao Brasil deixando a politica mais nunca abandonando suas idéias.
Em 1961 ingressou a Academia Brasileira de Letras, no mesmo ano o romance ¨Gabriela¨ é adaptado e estréia na Tv Tupi do Rio de janeiro.
Sua extensa obra foi traduzida a 49 idiomas, em 1987, foi fundada em Salvador (Bahia)¨A casa de Jorge Amado¨, um lugar que recolhe suas obras e mensagens.
Faleceu no dia 06 de agosto de 2001, deixando ao mundo um acervo invejável de cultura.
Alguns dos seus livros: O País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Capitaes de Areia (1936), Gabriela cravo e canela (1958), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tenda dos Milagres (1969), Tieta do Agreste (1977) ...
Sem dúvida, Jorge Amado, é um orgulho de todos nós brasileiros, pelo seu talento, brilhantismo e inteligencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário