sábado, 28 de março de 2015

Homenagem ao Professor Hélio Alonso

Este texto é uma homenagem ao professor Hélio Alonso, criador da Facha, Universidade que eu estudei com muito orgulho, onde tive sem dúvida os melhores professores dos meios de comunicação, e todos os meus estágios sairam de lá, do Jornal O Fluminense em Niterói, das assessorias de imprensa, da Tv Bandeirantes até chegar a artplan... obrigada professor Hélio Alonso por ter criado essa faculdade que não só me ensinou sobre a minha carreira, como aprendi muito sobre a VIDA. Obrigada a Marcia Alonso por ter me autorizado colocar essa linda história no meu blog.
O céu vai recebê-lo de braços abertos a um grande homem!!! Que em paz descanse, que tenho certeza que ele estará iluminando todos nós com seu conhecimento.
Professor Hélio Alonso

Nasceu...

Filho do operário espanhol Miguel Alonso e da dona de casa Arcelina Alonso, Hélio Alonso nasceu em casa, à Rua Prefeito Vila Nova nº 29, em Barreto, Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no dia 8 de setembro de 1928.

Seu primeiro contato com a vida acadêmica foi em 1935, aos sete anos, quando estudou na Escola Pública Primária João Ribeiro. O resto do dia passava livremente, jogando bola, procurando caranguejo no mangue e fazendo pequenas travessuras no quintal de casa. Aliás, nessa época, jogar bola (e futebol de botão) já era seu esporte predileto. Chegou até a participar da equipe infantil do bairro como lateral esquerdo.

 O gosto pela leitura e a vocação para ensinar, ao que tudo indica, foi herança paterna: “Meu pai era muito versátil, porque, além de trabalhar o dia inteiro na fábrica, no fim de semana juntava gente em casa para dar aula, para alfabetizar. Tínhamos uma boa biblioteca. Com sete para nove anos eu já sabia ler bem”, contou o Prof. Hélio Alonso.

 Aos 14 anos, tendo apenas o primário, conquista seu segundo diploma, o Curso de Datilografia. Já morando no Rio de Janeiro, começa a trabalhar no Sindicato de Mestres e Contramestres da Indústria de Fiação e Tecelagem do RJ, seu primeiro emprego.

Em 1949 serve as Forças Armadas (Dragões da Independência). Apesar do rigor com os soldados, como era bom datilógrafo, e sabia bem o Português, acabou privilegiado, ficando lotado na sessão (Mobilizadora) responsável pelos projetos de armamento, de guarda de armas, no escritório.

Em 1950 passa no concurso do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários – IAPI(atual INSS) e no vestibular da Faculdade Nacional de Direito, a melhor da época. No ano seguinte entra para a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e inicia os estudos de LetrasClássicas – Português, Latim e Grego.

 O pioneirismo e a capacidade de enxergar à frente do seu tempo levaram-no a criar, em 1954, um dos primeiros cursos pré-vestibulares do Brasil. Logo após, em 1955, se forma em Direito e Letras. 

Logo após o seu casamento, em 1957 nasce Cláudia, sua primeira filha com sua eterna companheira, Josephina. Em 1961 e 1964, nascem suas outras duas filhas, Márcia e Andréia. Em 1969, ainda movido pelo seu espírito empreendedor, funda a OHAEC- Organização Hélio Alonso de Educação e Cultura.

Em 1971, durante um período conturbado no nosso país, o prof. Hélio Alonso cria a primeira faculdade particular de Comunicação do Brasil: Faculdades Integradas Hélio Alonso. Logo após, em 1973, nascia o curso de Turismo.  

Em 1975, a OHAEC funda o Colégio Hélio Alonso, para completar o projeto educacional do seu mentor, que era dar atendimento a todos os níveis de ensino, desde o infantil até o superior. 

Com o crescimento da OHAEC, o prof. Hélio sentiu necessidade de criar uma house agency para cuidar da comunicação do grupo. Nascia em 1981, a ACHA - Agência de Comunicação Hélio Alonso. Logo após, em 1987, é criada a Heliotur - agência de turismo do grupo. 

As décadas de 80 e 90 ficaram marcadas pelas várias homenagens recebidas pelo prof. Hélio Alonso. Dentre as muitas, podemos destacar: Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro (1985), o Título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro (1987), a Medalha Tiradentes (1998) e o Prêmio Adolpho Bloch Categoria Cultura, concedido pela FIERJ (1998).

Em 2006, realizou seu sonho de fundar o curso de Direito da FACHA. E seis anos depois, já em 2012, deixou suas marcas na Calçada da Fama de Ipanema e no ano seguinte ganhou a cadeira 23 na Academia Fluminense de Letras. 

Em 2014 lançou o curso tecnólogo em Gestão Desportiva da FACHA, o primeiro do Rio de Janeiro, além de finalizar o processo para lançamento de novos cursos de graduação para 2015. E pela terceira vez, recebeu o título de Personalidade Educacional do Ano (2005, 2012 e 2014), prêmio conferido pela Folha Dirigida, Associação Brasileira de Imprensa – ABI e Academia Brasileira de Educação, mantendo a tradição de pioneiro na Educação e passando a fazer parte da Galeria dos Grandes Educadores.

No início deste ano (2015), lança a tão esperada Escola de Pós-graduação com mais de 20 cursos nas áreas do Direito, Arte e Cultura, Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. 

Na madrugada de 26 de março de 2015, o prof. Hélio Alonso nos deixou após uma parada cardiorrespiratória. Como um guerreiro, lutou por longos meses tentando superar dificuldades de saúde, mas não resistiu. Fica para todos a grandiosidade de sua obra como educador, a sua generosidade como ser humano e seu afeto incondicional pela família.



“Educador, empreendedor, visionário, democrata e craque de futebol. Mas preferia ser chamado de professor.”

Fica a saudade e obra de um grande mestre! Saudades!!!
Desde Buenos Aires, Danielle Giani ex aluna FACHA de Comunicação Social com especialização em jornalismo com muito orgulho, obrigada professor Hélio Alonso. 

 

 

 

Nenhum comentário: