quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sustentabilidade em pauta!

Tema ganha relevância entre os empresários brasileiros, apesar dos custos e da ausência de uma cultura sustentável. *Por Caroline Santana Falar sobre sustentabilidade deixou de ser apenas um modismo. Esse já é um tema relevante na agenda dos empresários brasileiros e do RH - já que a área costuma ser a responsável pelos projetos relacionados ao tópico. Aproveitando o clima de Rio +20, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) ouviu a opinião de 60 executivos do país sobre o assunto. A conclusão é a de que a sustentabilidade já ocupa um espaço relevante nas organizações. A maioria dos entrevistados acredita que os investimentos em sustentabilidade geram impactos positivos na imagem da empresa e na manutenção dos negócios. Por isso, 75% creem que os esforços destinados ao tema devem crescer nos próximos dois anos. Entre as soluções desenvolvidas e apontadas pelos entrevistados estão a criação de embalagens com menos plástico e o uso de energia de biomassa, lâmpadas mais eficientes e técnicas para reduzir o consumo de água. Para 39% dos executivos, a ausência de ações sustentáveis coloca em risco a sobrevivência da companhia e, para outros 18%, isso cria uma imagem negativa da corporação. Devido a esses e outros impactos (positivos e negativos), 64% dos entrevistados afirmam que o tema sustentabilidade é tratado pela presidência, diretoria ou vice-presidência da empresa. "A indústria mudou sua forma de produzir e pensar a produção. Muitas atividades impactam menos no meio ambiente hoje", afirma Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, "O empresário tem uma noção clara de que a manutenção da empresa no médio e no longo prazo só se dará de forma sustentável. Mas a velocidade com que isso vai se processar depende de estímulos à inovação", diz o presidente. O preço da sustentabilidade Ser sustentável, na avaliação de 69% dos respondentes da pesquisa, é ter também custos adicionais, e para 30%, essa é a principal barreira para adoção de ações voltadas à conservação do ambiente. Outros 27% apontam que o maior desafio para a sustentabilidade é a falta de uma cultura sustentável. "A indústria precisa de uma política forte de incentivo à inovação e à sustentabilidade, inclusive como uma forma de garantir condições de competitividade", conclui Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI. Revista Você RH

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