Neste sábado (30), foram sorteados os grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, e a surpresa ficou por conta da chave I européia, que contará com duas potências: Espanha e França, campeãs mundiais em 2010 e 1998, respectivamente.
La Furia e Les Bleus foram sorteados em uma chave com apenas cinco seleções, em vez de seis. Geórgia, Belarus e Finlândia completam o grupo. Apenas o primeiro colocado se classifica automaticamente para o Mundial no Brasil; o segundo ainda disputa as repescagens.
Confira a situação das chaves em outras chaves na Europa e nos demais continentes.
Europa: sem vida fácil para campeões
Além do embate prematuro entre espanhóis e franceses, o sorteio das eliminatórias da Copa reservou dificuldades para outros campeões mundiais. A Itália terá pela frente três seleções que prometem dificultar a vida da Azzurra: República Tcheca, Bulgária e Dinamarca. Além destas equipes, as inexpressivas Armênia e Malta completam a chave B.
A situação da Alemanha se assemelha a dos italianos: a tricampeã mundial duela com Suécia, Irlanda e Áustria no grupo C, além das figurantes Ilhas Faroe e Cazaquistão.
A Inglaterra, no entanto, não deve ter muitos problemas no grupo H, mas a curiosidade fica por conta dos ingleses encararem os dois anfitriões da Eurocopa de 2012, Polônia e Ucrânia.
Ásia: Japão no grupo da morte
Depois da boa campanha no Mundial de 2010, os japoneses terão que passar por Coreia do Norte e Ubezquistão, dois rivais duros na região, se quiser disputar mais uma Copa.
A Austrália, outra força local, joga o grupo D ao lado de Arábia Saudita, Omã e Tailândia.
Duas chaves na Ásia contarão com equipes que não foram à Africa do Sul em 2010: o grupo A, com China, Iraque, Jordânia e Cingapura; e o E, com Irã, Qatar (sede da Copa de 2018), Indonésia e Bahrein.
África: duelo de leões
No continente africano, duas das principais seleções, Costa do Marfim e Marrocos, têm encontro marcado no grupo C das eliminatórias locais. Além deles, a seleção de Gâmbia, em ascendência no continente, também foi sorteada na chave.
Anfitriã no Mundial anterior, a África do Sul não pegou um grupo difícil. Os Bafana-Bafana encaram Botsuana, República Centra Africana e o vencedor de Somália e Etiópia.
Mudança
A respeito da classificação das seleções para a Copa, novidade desta vez é que, agora, o quinto colocado da América do Sul vai encarar o vencedor da repescagem da Ásia, e não mais da Concacaf ou Oceania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário