domingo, 4 de julho de 2010

Racismo e Copa do Mundo

Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir-lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
Começaram as quartas de finais com o discurso de cada capitão do seu time sobre o racismo.
Mais o que é o Racismo? Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir-lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
Mais além do conceito filosófico e ideológico existem várias formas de racismo não declaradas e que ficam evidentes nestes campeonatos do mundo onde devemos todos participar de uma grande festa e que vença o MELHOR, não uma disputa de países sem nenhum fundamento e que só traz consequências desagradáveis para aqueles que vivem no exterior.
A picuinha no futebol entre Argentina e Brasil já me tem saturada! Acho engraçado, eu nunca menciono que somos os penta campeões, em compensação sofro a torcida em contra geral dos meus amigos argentinos e passo ser neste momento o monstro do Brasil!!! Eu torço para minha nação e não em contra de outro país, cada um que faça a sua parte e lute pelo seu não que o outro se de mal, porque o mal sempre retorna a aquele que o deseja!
Na sexta-feira dia que o Brasil perdeu tive que aguentar comentários antes do jogo como: - Tomara que perda da Holanda, temos medo de vocês e não queremos pegar vocês na final!!! Quando ainda estamos nas oitavas e muita bola pode rolar, outros mandavam mensagens em tom de gozação... é insuportável e isso também é discriminar ... e vejam como terminou a história, pior que a gente! o sábado foi papelão geral!
Só quem não entende de futebol pode ficar cego com os títulos passados e nome de camiseta, tínhamos que ser realistas e eu nesse ponto era bem realista!!! Era só ver como o nosso grupo não estava afinado como outras épocas, e também ver como Argentina colocou todas as fichas num jogador só quando o futebol é um esporte grupal, de equipe!!!
Esse é um desabafo de quem, desde que começaram os jogos, já tinha dito: Os candidatos fortes são os europeus, eles além de técnica, tem conjunto e frieza num jogo, não se deixam levar pelas emoções....
Será que todas as vezes teremos que suportar piadas maliciosas e aguentar comentários maldosos e o desejo de que nos demos mal. Isso serve para todos, o pessoal no Brasil não pensa que temos extrangeiros morando aí e que também sofrem com as piadas. Gente!!! Isso é um esporte(que representa união), não uma guerra de quem é superior a quem, porque os que chegam na final nem ligam para essas coisas e nem fazem esses comentários!
Desabafo de uma brasileira no exterior!

Nenhum comentário: