quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Onde esta o dinheiro???


Uma das maiores preocupações, no Brasil, reflexo da crise mundial, é sem dúvida a falta de créditos para os consumidores e para as empresas. O país continua sendo um país com moeda estável, com vantagens competitivas na produção de commodities, um mercado interno gigantesco e uma classe média emergente que sem dúvida movimenta o consumo. Então onde esta o problema???
A origem esta no mundo que rodeia o Brasil, em apenas poucas semanas se derrubou o mercado financeiro no USA e na Europa,o dinheiro que circulava por esses mercados simplesmente desapareceu, será que o gato comeu??? Segundo o FMI: ¨Os bancos e as instituições de crédito terão perda de capital próprio de mais de 1 trilhão de dólares com a turbulência atual. Alguns analistas projetam que isso pode ter um impacto de até 10 trilhões de dólares na contração da oferta de crédito no mundo. ¨ A crise é tão profunda que o presidente Lula não sabe o que nos espera amanhã... Empresas de trading, responsáveis por 30% do custeio dos produtores brasileiros de grãos, reduziram brutalmente o crédito, colocando em risco o financiamento da próxima safra. Bancos e Montadoras de automóveis começam apertar os prazos de financiamento, um exemplo é o prazo para o pagamento de um carro zerinho que baixou de 99 a 72 meses, prevendo o mercado que pode chegar a possuir um prazo de 48 meses para quitar o pagamento...
Sem dúvida alguma à crise dos mercados financeiros alterou todas as atividades e inversões tanto de empresas como de consumidores. Estão todas as operações paralisadas esperando que a onda passe e o mercado volte a se estabilizar.
Aqui na Argentina se nota muito essa instabilidade, país onde o dólar possui uma força enorme. Todos os produtos subiram nas últimas semanas de uma forma descomunal, os serviços também e nem falar em viagens ao exterior... Aqui, acredito, se sente com maior força o resfriado que agarrou a bolsa de Nova York... Agora na verdade só nos resta esperar que passe a tormenta, e pedir as governantes dos países da América do Sul uma maior independência porque de outra forma teremos pegado não um resfriado, mais sim uma pneumonia!!!

Nenhum comentário: